A boa receptividade por parte do público e da crítica ao filme
“Frankenstein encontra o Lobisomem”, onde os dois monstros homônimos se
digladiam no primeiro crossover do gênero, acabou resultando
em uma nova fórmula a ser explorada pela Universal. O negócio agora era
juntar dois ou mais monstros clássicos do estúdio em um mesmo filme, com
a finalidade de apresentar algo inovador a um filão que já começa a dar
sinais de desgaste, além, claro, de atrair aos cinemas de uma só vez os
fãs de todos os personagens envolvidos na produção. Assim, em 1944 é
lançado "House of Frankenstein" (A Casa de Frankenstein), seqüência
direta de “Frankenstein Meet the Wolfman (Frankenstein encontra o
Lobisomem), produzido no ano anterior.
Desta vez, além do Monstro de Frankenstein (a partir de agora
interpretado pelo gigantesco Glenn Strange) e do Lobisomem (novamente a
cargo de Lon Chaney Jr), temos ainda a presença do Conde Drácula (pela
primeira vez interpretado pelo cultuado John Carradine), um corcunda
psicopata (J. Carrol Naish) e um cientista maluco, nos melhores moldes
do Dr Frankenstein (papel do eterno ícone do cinema de horror Boris
Karloff).
Além do elenco de astros, a Universal novamente teve o esmero
de reunir um time de profissionais renomados para trabalhar por detrás
das câmeras. Para a direção foi chamado Erle C. Kenton, que havia
dirigido “O Fantasma de Frankenstein”. O roteiro ficou a cargo de Edwart
T. Lowe Jr, que adaptou a história originalmente criada pelo grande
Curt Siodmak, autor dos roteiros de “O Lobisomem” e “Frankenstein
encontra o Lobisomem”. Finalmente, para dar conta da maquiagem e
caracterização dos monstros, foi montada uma equipe inteira de
maquiadores, mas sempre sob o comando do inesquecível mago Jack Pierce.
Certamente, a idéia de misturar tantos personagens caricatos
em uma mesma história pode levantar suspeitas em um primeiro momento, e
gerar a desconfiança de que o resultado seria um filme forçado e
demasiadamente inverossímil, mesmo para o fantástico universo ficcional
criado para dar vida aos monstros daquele período. Porém, o que acontece
é exatamente o oposto. O roteiro do filme é coeso e consistente,
conseguindo com surpreendente coerência retomar a trajetória dos
personagens abordados no filme anterior de forma convincente, e ainda
introduz uma série de novos personagens com igual eficiência.
A história inicia no interior de um escuro e sinistro presídio
de aparência medieval, onde se encontra preso o maquiavélico Dr Niemann
(Karloff) e o corcunda psicopata Daniel (Naish). Durante uma noite de
tempestade, o cientista explica para o corcunda alguns aspectos teóricos
das suas experiências sobre transplantes de cérebros, e argumenta que
se ele possuísse os manuscritos do falecido Dr Frankenstein, de quem
muito tinha ouvido falar, poderia realizar toda sorte de transplantes
jamais cogitados pela medicina convencional. O corcunda se surpreende, e
pergunta ao Dr Niemann se ele poderia lhe dar um corpo normal caso
estivesse de posse das informações que precisava, e fica muito empolgado
ao ouvir uma resposta afirmativa. Nesse momento, a violência da
tempestade se intensifica enormemente, fazendo com que uma parte do
presídio desmorone, permitindo assim a fuga dos dois prisioneiros
através dos subterrâneos.
Mais tarde, o cientista e o corcunda encontram uma grande
carroça atolada na estrada, sem que seus ocupantes conseguissem retomar a
viagem. Os dois ajudam a desatolar o veículo, e assim conseguem uma
carona para se abrigarem da noite chuvosa. O dono da carroça é o
Professor Lampini (George Zucco), que possui uma câmara de horrores e
viaja por toda a Europa apresentado suas bizarras atrações em shows
itinerantes. Seu maior orgulho é um caixão, que segundo ele abriga o
verdadeiro esqueleto do Conde Drácula, encontrado no alto das montanhas
da Transilvânia. O esqueleto traz uma estaca de madeira transpassada em
seu tórax, e de acordo com a lenda, se for removida pode trazer o
vampiro de volta à vida.
Por sua vez, o Dr Niemann mente que ele e o corcunda eram
simples viajantes que haviam sido feitos reféns por assaltantes da
montanha durante longos meses. O cientista também pergunta se Lampini
está se dirigindo para a região da Vasaria, e ao ouvir uma resposta
negativa, ordena que o corcunda o mate, bem como os seus demais
assistentes. Então ficamos sabendo que o Dr Niemann havia sido preso por
fazer experiências utilizando cadáveres roubados, e que agora pretendia
se vingar dos responsáveis pela sua prisão, além de que também almejava
encontrar os famosos manuscritos do Dr Frankenstein para poder dar
continuidade aos seus macabros experimentos. Para isso, ele assumiria a
identidade do Professor Lampini e o corcunda Daniel seria seu
assistente.
Com esse disfarce, a dupla chega ao vilarejo onde vive o
burgomestre Hussman (Sig Ruman), um dos antigos inimigos do Dr Niemann. À
noite, durante uma exibição da câmara dos horrores, o cientista
identifica o burgomestre na platéia e fica enfurecido. Nos bastidores, o
Dr Niemann retira a estaca do esqueleto do Conde Drácula e acaba
ressuscitando o vampiro. Ardiloso, o cientista pede para que o renascido
Drácula (Carradine) lhe ajude a matar seus inimigos, e em troca lhe
oferece fidelidade e proteção durante o dia. O vampiro aceita o acordo e
parte ao encalço do burgomestre Hussman. Aqui acho importante não
entrar em detalhes sobre a empreitada do vampiro, pois seria impossível
relatar algo sem soltar spoilers, o que certamente atrapalharia a
diversão de quem vai assistir ao filme pela primeira vez. Mas posso
assegurar que o período em que Drácula fica em cena, embora seja curto, é
um dos pontos altos do filme.
E por falar no vampiro, aqui cabe mencionar que muita gente
desaprovou a escolha de Carradine no papel de Drácula. Embora seja um
excelente ator, parece que realmente seu perfil físico, magro e baixo,
não combinou com a onipotência sempre relacionada ao Rei dos Vampiros.
Além disso, a caracterização destinada ao personagem, de bigode e
cartola, destoa enormemente do visual aristocrático e sombrio
imortalizado por atores como Bela Lugosi e Cristopher Lee. Tanto isso é
verdade, que Carradine interpretou Drácula em apenas mais um filme
depois desse, que foi exatamente a sua seqüência “A Casa de Drácula”.
Para “Abbott e Costello encontram Frankenstein” foi chamado novamente
Bela Lugosi para assumir o papel do vampiro. Mas de qualquer forma, para
os fãs de David Carradine, ele assegurou o seu lugar de destaque nas
produções da Universal, sendo lembrado por muitos como o eterno “Drácula
do Bigodinho”.
Mas voltando à história, depois de uma série de incidentes, o
Dr Niemann e o corcunda seguem viajem deixando Drácula para trás. Já na
região da Vasaria, eles chegam ao povoado onde há muitos anos atrás
houve o famoso confronto entre o Monstro de Frankenstein e o Lobisomem,
eventos vistos no filme anterior. Nas cercanias, encontram um
acampamento cigano, e depois de ver uma bela dançarina ser espancada por
um homem inescrupuloso, o corcunda Daniel aplica uma lição ao agressor e
leva a moça consigo. A jovem cigana se chama Ilonka (Elena Verdugo) e
logo desperta a paixão do corcunda.
Naquela mesma noite, o Dr Niemann localiza uma trilha que leva
às ruínas do antigo castelo do Dr Frankenstein e parte para lá com seu
assistente na expectativa de encontrar o tão almejado livro de anotações
do falecido cientista. Acidentalmente, a dupla descobre nos
subterrâneos do castelo uma passagem que leva a uma gruta glacial, onde
os corpos do Monstro de Frankenstein e do Lobisomem permaneceram
congelados após a inundação vista no filme anterior. Na esperança de que
os monstros pudessem lhes dizer onde estavam guardadas as anotações do
Dr Frankenstein, Niemann e o corcunda decidem descongelá-los.
Ao retornar à sua forma humana depois de descongelado, Larry
Talbot entrega o almejado livro ao Dr Niemann e, acreditando na promessa
do cientista, que diz poder curá-lo de sua maldição através de uma
cirurgia, aceita partir com o grupo em direção ao seu antigo
laboratório, nos pântanos da Vasaria. A partir de então, as coisas saem
do controle e geram uma situação caótica: A cigana Ilonka se apaixona
pelo melancólico Talbot, o que desperta a inveja e o ódio do corcunda. O
Dr Niemann não cumpre o prometido e se dedica às suas experiências com o
intuito de se vingar de seus inimigos e culmina por ressuscitar o
violento Monstro de Frankenstein. Para completar, Talbot se transforma
no Lobisomem, fazendo vítimas na aldeia vizinha e atraindo a atenção dos
furiosos habitantes locais. Essa sucessão de acontecimentos gera uma
bizarra reação em cadeia, cujo desfecho será extremamente trágico e de
onde poucos sairão com vida.
Com esse enredo instigante e com a equipe de astros envolvida,
o resultado dessa produção não poderia ser outro além de um passa-tempo
extremamente cativante e divertido. Em relação aos filmes anteriores,
percebe-se aqui a contínua evolução dos efeitos especiais e de
maquiagem, que se por um lado parecem muito precários e rudimentares
quando comparados aos atuais, na época foram responsáveis por apresentar
um Lobisomem mais “realista”, além da transformação do Drácula em
morcego mostrada on-screen, coisa que até então era costumeiramente feita em off.
Os trabalhos de cenografia, que sempre foram um dos pontos altos das
produções da Universal desse período, aqui parecem atingir seu ápice,
apresentando imagens belíssimas. A cena em que Drácula parte ao encalço
de seu caixão com o sol nascente surgindo no horizonte, é algo
simplesmente fantástico.
De pesaroso, podemos citar a participação do Monstro de
Frankenstein, que a exemplo do filme anterior teve sua importância
reduzida a de mero coadjuvante, só ganhando oportunidade de entrar em
ação no final, o que viria a se repetir também nos dois filmes
seguintes. Também é de se lamentar o fato de que “A Casa de
Frankenstein” foi o último grande filme abordando os monstros clássicos
da Universal, e em especial o personagem do Lobisomem. “A Casa de
Drácula” e “Abbott e Costello encontram Frankenstein” embora tenham seus
bons momentos, são filmes inferiores e que não proporcionam o mesmo
nível de diversão que a série vinha mantendo até aqui.






































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