House of Frankenstein - 1944

 
A boa receptividade por parte do público e da crítica ao filme “Frankenstein encontra o Lobisomem”, onde os dois monstros homônimos se digladiam no primeiro crossover do gênero, acabou resultando em uma nova fórmula a ser explorada pela Universal. O negócio agora era juntar dois ou mais monstros clássicos do estúdio em um mesmo filme, com a finalidade de apresentar algo inovador a um filão que já começa a dar sinais de desgaste, além, claro, de atrair aos cinemas de uma só vez os fãs de todos os personagens envolvidos na produção. Assim, em 1944 é lançado "House of Frankenstein" (A Casa de Frankenstein), seqüência direta de “Frankenstein Meet the Wolfman (Frankenstein encontra o Lobisomem), produzido no ano anterior.
 
Desta vez, além do Monstro de Frankenstein (a partir de agora interpretado pelo gigantesco Glenn Strange) e do Lobisomem (novamente a cargo de Lon Chaney Jr), temos ainda a presença do Conde Drácula (pela primeira vez interpretado pelo cultuado John Carradine), um corcunda psicopata (J. Carrol Naish) e um cientista maluco, nos melhores moldes do Dr Frankenstein (papel do eterno ícone do cinema de horror Boris Karloff).
 
Além do elenco de astros, a Universal novamente teve o esmero de reunir um time de profissionais renomados para trabalhar por detrás das câmeras. Para a direção foi chamado Erle C. Kenton, que havia dirigido “O Fantasma de Frankenstein”. O roteiro ficou a cargo de Edwart T. Lowe Jr, que adaptou a história originalmente criada pelo grande Curt Siodmak, autor dos roteiros de “O Lobisomem” e “Frankenstein encontra o Lobisomem”. Finalmente, para dar conta da maquiagem e caracterização dos monstros, foi montada uma equipe inteira de maquiadores, mas sempre sob o comando do inesquecível mago Jack Pierce.
 
Certamente, a idéia de misturar tantos personagens caricatos em uma mesma história pode levantar suspeitas em um primeiro momento, e gerar a desconfiança de que o resultado seria um filme forçado e demasiadamente inverossímil, mesmo para o fantástico universo ficcional criado para dar vida aos monstros daquele período. Porém, o que acontece é exatamente o oposto. O roteiro do filme é coeso e consistente, conseguindo com surpreendente coerência retomar a trajetória dos personagens abordados no filme anterior de forma convincente, e ainda introduz uma série de novos personagens com igual eficiência.
 
A história inicia no interior de um escuro e sinistro presídio de aparência medieval, onde se encontra preso o maquiavélico Dr Niemann (Karloff) e o corcunda psicopata Daniel (Naish). Durante uma noite de tempestade, o cientista explica para o corcunda alguns aspectos teóricos das suas experiências sobre transplantes de cérebros, e argumenta que se ele possuísse os manuscritos do falecido Dr Frankenstein, de quem muito tinha ouvido falar, poderia realizar toda sorte de transplantes jamais cogitados pela medicina convencional. O corcunda se surpreende, e pergunta ao Dr Niemann se ele poderia lhe dar um corpo normal caso estivesse de posse das informações que precisava, e fica muito empolgado ao ouvir uma resposta afirmativa. Nesse momento, a violência da tempestade se intensifica enormemente, fazendo com que uma parte do presídio desmorone, permitindo assim a fuga dos dois prisioneiros através dos subterrâneos.
 
Mais tarde, o cientista e o corcunda encontram uma grande carroça atolada na estrada, sem que seus ocupantes conseguissem retomar a viagem. Os dois ajudam a desatolar o veículo, e assim conseguem uma carona para se abrigarem da noite chuvosa. O dono da carroça é o Professor Lampini (George Zucco), que possui uma câmara de horrores e viaja por toda a Europa apresentado suas bizarras atrações em shows itinerantes. Seu maior orgulho é um caixão, que segundo ele abriga o verdadeiro esqueleto do Conde Drácula, encontrado no alto das montanhas da Transilvânia. O esqueleto traz uma estaca de madeira transpassada em seu tórax, e de acordo com a lenda, se for removida pode trazer o vampiro de volta à vida.
 
Por sua vez, o Dr Niemann mente que ele e o corcunda eram simples viajantes que haviam sido feitos reféns por assaltantes da montanha durante longos meses. O cientista também pergunta se Lampini está se dirigindo para a região da Vasaria, e ao ouvir uma resposta negativa, ordena que o corcunda o mate, bem como os seus demais assistentes. Então ficamos sabendo que o Dr Niemann havia sido preso por fazer experiências utilizando cadáveres roubados, e que agora pretendia se vingar dos responsáveis pela sua prisão, além de que também almejava encontrar os famosos manuscritos do Dr Frankenstein para poder dar continuidade aos seus macabros experimentos. Para isso, ele assumiria a identidade do Professor Lampini e o corcunda Daniel seria seu assistente.
 
Com esse disfarce, a dupla chega ao vilarejo onde vive o burgomestre Hussman (Sig Ruman), um dos antigos inimigos do Dr Niemann. À noite, durante uma exibição da câmara dos horrores, o cientista identifica o burgomestre na platéia e fica enfurecido. Nos bastidores, o Dr Niemann retira a estaca do esqueleto do Conde Drácula e acaba ressuscitando o vampiro. Ardiloso, o cientista pede para que o renascido Drácula (Carradine) lhe ajude a matar seus inimigos, e em troca lhe oferece fidelidade e proteção durante o dia. O vampiro aceita o acordo e parte ao encalço do burgomestre Hussman. Aqui acho importante não entrar em detalhes sobre a empreitada do vampiro, pois seria impossível relatar algo sem soltar spoilers, o que certamente atrapalharia a diversão de quem vai assistir ao filme pela primeira vez. Mas posso assegurar que o período em que Drácula fica em cena, embora seja curto, é um dos pontos altos do filme.
 
E por falar no vampiro, aqui cabe mencionar que muita gente desaprovou a escolha de Carradine no papel de Drácula. Embora seja um excelente ator, parece que realmente seu perfil físico, magro e baixo, não combinou com a onipotência sempre relacionada ao Rei dos Vampiros. Além disso, a caracterização destinada ao personagem, de bigode e cartola, destoa enormemente do visual aristocrático e sombrio imortalizado por atores como Bela Lugosi e Cristopher Lee. Tanto isso é verdade, que Carradine interpretou Drácula em apenas mais um filme depois desse, que foi exatamente a sua seqüência “A Casa de Drácula”. Para “Abbott e Costello encontram Frankenstein” foi chamado novamente Bela Lugosi para assumir o papel do vampiro. Mas de qualquer forma, para os fãs de David Carradine, ele assegurou o seu lugar de destaque nas produções da Universal, sendo lembrado por muitos como o eterno “Drácula do Bigodinho”.
 
Mas voltando à história, depois de uma série de incidentes, o Dr Niemann e o corcunda seguem viajem deixando Drácula para trás. Já na região da Vasaria, eles chegam ao povoado onde há muitos anos atrás houve o famoso confronto entre o Monstro de Frankenstein e o Lobisomem, eventos vistos no filme anterior. Nas cercanias, encontram um acampamento cigano, e depois de ver uma bela dançarina ser espancada por um homem inescrupuloso, o corcunda Daniel aplica uma lição ao agressor e leva a moça consigo. A jovem cigana se chama Ilonka (Elena Verdugo) e logo desperta a paixão do corcunda.
 
Naquela mesma noite, o Dr Niemann localiza uma trilha que leva às ruínas do antigo castelo do Dr Frankenstein e parte para lá com seu assistente na expectativa de encontrar o tão almejado livro de anotações do falecido cientista. Acidentalmente, a dupla descobre nos subterrâneos do castelo uma passagem que leva a uma gruta glacial, onde os corpos do Monstro de Frankenstein e do Lobisomem permaneceram congelados após a inundação vista no filme anterior. Na esperança de que os monstros pudessem lhes dizer onde estavam guardadas as anotações do Dr Frankenstein, Niemann e o corcunda decidem descongelá-los.
 
Ao retornar à sua forma humana depois de descongelado, Larry Talbot entrega o almejado livro ao Dr Niemann e, acreditando na promessa do cientista, que diz poder curá-lo de sua maldição através de uma cirurgia, aceita partir com o grupo em direção ao seu antigo laboratório, nos pântanos da Vasaria. A partir de então, as coisas saem do controle e geram uma situação caótica: A cigana Ilonka se apaixona pelo melancólico Talbot, o que desperta a inveja e o ódio do corcunda. O Dr Niemann não cumpre o prometido e se dedica às suas experiências com o intuito de se vingar de seus inimigos e culmina por ressuscitar o violento Monstro de Frankenstein. Para completar, Talbot se transforma no Lobisomem, fazendo vítimas na aldeia vizinha e atraindo a atenção dos furiosos habitantes locais. Essa sucessão de acontecimentos gera uma bizarra reação em cadeia, cujo desfecho será extremamente trágico e de onde poucos sairão com vida.
 
Com esse enredo instigante e com a equipe de astros envolvida, o resultado dessa produção não poderia ser outro além de um passa-tempo extremamente cativante e divertido. Em relação aos filmes anteriores, percebe-se aqui a contínua evolução dos efeitos especiais e de maquiagem, que se por um lado parecem muito precários e rudimentares quando comparados aos atuais, na época foram responsáveis por apresentar um Lobisomem mais “realista”, além da transformação do Drácula em morcego mostrada on-screen, coisa que até então era costumeiramente feita em off. Os trabalhos de cenografia, que sempre foram um dos pontos altos das produções da Universal desse período, aqui parecem atingir seu ápice, apresentando imagens belíssimas. A cena em que Drácula parte ao encalço de seu caixão com o sol nascente surgindo no horizonte, é algo simplesmente fantástico.
 
De pesaroso, podemos citar a participação do Monstro de Frankenstein, que a exemplo do filme anterior teve sua importância reduzida a de mero coadjuvante, só ganhando oportunidade de entrar em ação no final, o que viria a se repetir também nos dois filmes seguintes. Também é de se lamentar o fato de que “A Casa de Frankenstein” foi o último grande filme abordando os monstros clássicos da Universal, e em especial o personagem do Lobisomem. “A Casa de Drácula” e “Abbott e Costello encontram Frankenstein” embora tenham seus bons momentos, são filmes inferiores e que não proporcionam o mesmo nível de diversão que a série vinha mantendo até aqui.

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