Robert Barton Englund - (1947 - 0000)


 
Robert Barton Englund nasceu em Glendale, Califórnia, em 06 de junho de 1947, filho de Janis MacDonald e Kent Clyde Englund, um engenheiro aeronáutico que ajudou a desenvolver o avião Lockheed U-2. Ele tem descendência sueca, mas ao contrário da crença popular, não sabe falar sueco. Englund começou a estudar atuação na idade de doze anos em um programa infantil de teatro na California State University, em Northridge, EUA. Enquanto estava na escola, participou da Cranbrook Theatre School (organizado pela Cranbrook Educational Comunity) em Bloomfield Hills. Em seguida, ele participou da Califórnia State University por três anos antes de transferir para Michigan’s Oakland University, onde treinou na Meadow Brook Theatre, no momento em que fazia parte de um ramo da Royal Academy of Dramatic Art.
 
Englund foi casado três vezes. A primeira delas foi durante seus anos de faculdade, o segundo foi com a atriz Roxanne Rogers, a quem ele deu um pequeno papel em seu primeiro filme, 976-EVIL. Seu terceiro (e atual) casamento é com a designer e make-up artist Nancy Booth Englund. Englund afirmou que Nancy é o amor de sua vida e eles estão casados ​​desde 1988, há quase 30 anos.
 
O insubstituível Freddy Krueger ama o show “King of the Hill”, surfar, e evidentemente fazer filmes de terror Ele escreveu uma autobiografia, “Hollywood Monster”, e afirmou no livro que “A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child” é o filme da fraquia que menos gosta. Outra curiosidade é que Englund fez o teste para o papel de Luke Skywalker no filme de 1977 “Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança”, mas foi recusado. Englund então sugeriu que um amigo, Mark Hamill, tentasse o papel e desde então o rapaz se tornou famoso por seu papel como o Jedi filho de Darth Vader. Apesar de (quase) sempre interpretar papéis de vilões, Robert Englund é tido como um homem muito simpático e que adora seus fãs. Ele continuamente faz entrevistas e freqüenta com regularidade convenções de horror onde costuma fazer fotos e distribuir autógrafos. Ele vive em Laguna Beach, Califórnia.
 
Desde seu primeiro filme de terror, “Eaten Alive” (1977), Englund fez mais de 100 aparições no cinema e na televisão. Em seus primeiros filmes era normalmente caracterizado como um nerd ou um redneck, e ele chamou a atenção no papel de Willie, o lagarto-alienígena que lutava a favor dos humanos na minissérie V (1983), bem como nas seqüências de 1984 “V: A Batalha Final” e “V: A Série”, exibidos no SBT.
 
Robert Englund ficou mundialmente conhecido por interpretar o serial killer de crianças Freddy Krueger em 1984 no sucesso de bilheteria de Wes Craven “A Nightmare on Elm Street”. Este papel consagrou-o a status de ícone do horror da época como fizeram Christopher Lee e Peter Cushing na década de 1960. Sua associação com o gênero o levou a estrelar papéis importantes como em “Phantom of the Opera” (1989), “The Mangler” (1995) e “2001 Maniacs” (2005).
 
Englund é um dos dois únicos atores a interpretarem um personagem de horror oito vezes consecutivas, sendo o outro Doug Bradley, que interpretou o personagem Pinhead na série de filmes “Hellraiser”. Englund disse que gosta do papel de Freddy, uma vez que lhe dá uma pausa de sempre interpretar “o cara legal”, na verdade, muitas pessoas que trabalharam com Englund atestam sua simpatia. Maquiadores responsáveis pela maquiagem de Krueger têm comentado que Englund foi tão amigável e falante que fez o demorado processo de maquiagem bem mais divertido.
 
Além do cinema, Robert Englund também fez diversas aparições na TV como por exemplo na minissérie “Nightmare Cafe”, de (1992), no qual interpretou Blackie, o proprietário do misterioso café do título, e reprisando seu papel de "Freddy Krueger" na série “Freddy’s Nightmare”. Suas participações também incluem a série de ficção científica “Babylon 5”, um episódio de “MacGyver” como Tim Wexler, na minissérie televisiva “Masters of Horror” com o episódio “Dance of the Dead”, “MadTV”, “Sliders”, Knight Rider (Super Máquina), onde interpretou um fantasma assombrando um estúdio de cinema, “Walking Tall: The Series”, bem como uma ponta no seriado de TV “Walker Texas Ranger”. Além de ator e diretor, Englund também trabalhou como dublador de personagens de desenho animado como por exemplo o mágico “Felix Faust” na Liga da Justiça, “The Riddler” em The Batman, “The Vulture” em The Spectacular Spider-Man e como “Dormammu” em Super Hero Squad Show. No seriado para TV chamado Charmed (Episódio: "Size Matters"), interpretou um demônio que utilizava os serviços de um lacaio para atrair as pessoas para uma casa decrépita (onde vivia nas paredes) e os encolhia ao tamanho de action figures. Ele também apareceu em um episódio de “Married...With Children” como o Diabo e recentemente interpretou um cientista que criou uma toxina de indução na série “Chuck” e foi o Anfitrião do Horror (horror host) no programa “Horror Hall of Fame” de 1989 a 1991.
 
Englund foi um dos convidados especiais no Streamy Awards de 2010, CA Weekend of Horrors (em 08 de outubro de 2010) Creation Entertainment Weekend of Horrors (maio de 2010). Ainda em maio de 2010 ele foi escalado para o filme de suspense indie “Inkubus” e apareceu como ele mesmo em "Call of the Dead".

Filmografia

0 comentários:

Postar um comentário