
Antes de se tornar diretor, Argento participou de trabalhos fílmicos importantes dentro da Itália, e o mais notável de todos foi no filme Era uma Vez no Oeste (1968), do diretor Sergio Leone. Com Sergio Leone, ele contribuiu em parte na escrita do script de Era Uma vez no Oeste, que segundo Dario Argento, é o melhor filme do diretor. Além de trabalhar com Sergio Leone, Mario Bava também ensinou muitos caminhos a Dario Argento. Um dos principais elementos de Bava que acompanharam Dario Argento ao longo de toda sua carreira como diretor foram as iluminações multicolores, que davam aos cenários cinematográficos tons psicodélicos. O maior exemplo do uso da iluminação multicolor na filmografia de Dario Argento é o filme Suspiria, um dos seus maiores clássicos.
Já se tornando diretor, e antes de se aventurar no terror puro (o que é algo que viria a acontecer posteriormente), o próprio deu continuidade e contribuição ao gênero ‘’criado’’ por Mario Bava na década de 60, o Giallo (Suspense policial italiano). Na década de 60, o cinema italiano não possuía filmes de suspenses-policiais respeitados pela crítica, e ainda não tinha existência de algum filme do gênero filmado a cores, foi então que Mario Bava dirigiu o filme Seis Mulheres Para o Assassino, que inaugurou o até então subgênero Giallo e deu um novo gás à indústria cinematográfica italiana, principalmente pelo fato do filme ter sido o primeiro do gênero suspense italiano filmado a cores. Com a revelação de Mario Bava, o subgênero Giallo ganhou uma imensa carreira com uma vasta lista de filmes pertencentes ao estilo novo, e logo, o subgênero se tornou um gênero, e um dos filmes que contribuíram para o estabelecimento do Giallo como gênero é o filme O Pássaro das Plumas de Cristal, o primeiro filme dirigido por Dario Argento.
O filme O Pássaro das Plumas de Cristal, dirigido no início da década de 70 (mais precisamente, em 1971), abre a ‘’trilogia dos bichos’’ na filmografia de Dario Argento. Após O Pássaro das Plumas de Cristal, segue o filme Quatro Moscas no Veludo Cinza e logo após, encerrando a trilogia, O Gato de Nove Caudas. Todos os filmes da trilogia pertencem ao gênero Giallo. Logo após a trilogia dos bichos, vários filmes pertencentes ao gênero seguiram a mania de inserir nomes de alguns bichos em títulos, filmes de diretores diferentes, tal como Sergio Martino, Lucio Fulci, Paolo Cavara e etc. Segue abaixo uma pequena lista divertida com títulos de Giallos que seguiram a moda imposta por Dario Argento.
E como se já não fosse o bastante, Dario Argento ainda queria dar continuidade à moda dos giallos com títulos animalescos. O próprio clássico, Profondo Rosso (1975), que é a obra máxima da carreira do diretor, teria como título, traduzindo para o português, O Tigre dos Dentes de Sabre… Que porra é essa?. Muitos dos filmes com títulos do tipo, não possuem relações algumas com o animal dito, tal como o filme A Iguana da Língua de Fogo. Das vezes quando o filme possui alguma relação com o título, normalmente é algo que brevemente é revelado e quase não contribui com a trama da obra.
Vale lembrar que na época, dos diretores que se destacaram com o Giallo na década de 70, poucos migraram conseguindo manter o sucesso trabalhando sob métodos diferentes. O Giallo já começou a entrar em declínio popular no final da década de 70, e poucos cineastas continuaram a trabalhar com o próprio. Um dos poucos que prosseguiram com o Giallo (e ironicamente permanece até hoje) é o próprio Dario Argento, que ainda após o auge do gênero, passou a dirigir clássicos para os ‘’amarelos’’, e são os filmes Tenebre (1982) e Terror na Ópera (1987). Quem dividiu palco com Argento foi Lucio Fulci. Lucio Fulci foi a ‘’concorrência’’ de Dario Argento na época. Ambos foram diretores de estilos semelhantes, ensinados pelo mesmo ‘’professor’’ (Mario Bava) e viram suas carreiras crescerem pelas forças do mesmo gênero, o Giallo. E para ‘’igualar’’ mais ainda os fatos, Lucio Fulci, do mesmo modo que Dario Argento, conseguiu migrar e manter o sucesso que tinha atingido com o Giallo, passando a ser reconhecido como o ‘’pai do gore’’, quando dirigiu o filme Zombie (1979). E mesmo depois do Giallo ter quase sido ‘’extinto’’, do mesmo modo que Dario Argento – mais uma vez -, criou clássicos, e um deles é o filme O Esquartejador de Nova York (1981). Consequentemente por uma vasta quantidade de fatores, Lucio Fulci e Dario Argento dividiram o público da época, cada um com seu talento e mantendo a linha de concorrentes.
Abandonando um pouco o Giallo, Dario Argento encontrou pela primeira vez um terror sobrenatural para compor sua filmografia como diretor, o filme Suspiria (1977). Suspiria abre a trilogia das três mães, trilogia esta composta por, além de Suspiria, pelos filmes Mansão do Inferno (1980) e O Retorno da Maldição – A Mãe das Lágrimas (2007). Nesta trilogia, Dario Argento trabalha o sobrenatural, como já foi dito. O tema central é a bruxaria. Os dois primeiros filmes são compostos pela sutileza das iluminações multicolores presentes nos filmes de Mario Bava, como dito no início do artigo; já o último filme, descarta toda a sutileza originada pelo aprendizado com Mario Bava. O Retorno da Maldição é um dos trabalhos mais extremos da carreira de Dario Argento, onde sua filha Asia Argento interpreta a protagonista.
Aparentemente retornando às suas raízes de origem, ele chega em 2009 com um filme intitulado Giallo – Reféns do Medo. Na verdade, por ironia do destino, o filme não pertence ao gênero que o consagrou, o próprio Giallo. Giallo – Reféns do Medo é um filme escrito sob uma visão americana, descartando já assim o conceito do gênero italiano Giallo. O roteiro do filme foi escrito quase sem a participação de Dario Argento, o italiano apenas deu algumas revisões e adições para ajudar um pouco mais o seu trabalho na direção, para honrar o seu prestígio. Aparentemente ele não se sentiu à vontade trabalhando no projeto; o próprio alega que não gostou do filme, que é um trabalho onde ele quase não participou além de mexer em alguns pauzinhos, e o trabalho é mais americano que italiano, começando pelo fato do elenco conter dois atores principais de Hollywood. ‘’Eu não quero ser americano! ’’, Dario Argento afirma, quando revela que não gostou do resultado do filme Giallo – Reféns do Medo. Além de tudo, o filme sofreu alguns cortes, devido ao estilo sanguinário costumeiro do diretor, o que aumentou ainda mais seu desgosto.
Pela frente previsto ainda para 2011, está a caminho uma nova versão da obra clássica da literatura mundial: Drácula. E com toda certeza, um filme dirigido por Dario Argento. A produção é em 3D, não convertido, ou seja, original. Rodado na Hungria, o orçamento ficou aproximadamente marcando US$ 15 milhões. Vale salientar que o diretor sempre é modesto no quesito dos orçamentos de seus filmes. Já no quesito do ego, ele não esconde o que pensa: ‘’Até os americanos me chamam de mestre! ‘’. De fato Dario Argento é um mestre, e infelizmente a cada velinha que ele assopra o dia de seu fim se aproxima. Tomara que ainda tenha muitos e muitos anos de cinema para ele pela frente. Muitos anos de Gore e Giallo, e que a sétima arte continue a produzir mestres que honrem o prestígio da arte, como Dario Argento sempre honrou. Um homem que cresceu no cinema.
Filmografia
Como Diretor
- L'uccello dalle piume di cristallo (1970)
- Il gatto a nove code (1971)
- Quattro mosche di velluto grigio (1971)
- La porta sul buio (2 epissódios, 1973)
- Le cinque giornate (1973)
- Profondo rosso (1975)
- Suspiria (1977)
- Inferno (1980)
- Tenebre (1982)
- Phenomena (1985)
- Opera (1987)
- Due occhi diabolici (1990) (episódio: The Black Cat)
- Trauma (1993)
- La sindrome di Stendhal (1996)
- Il fantasma dell'opera (1998)
- Non ho sonno (2001)
- Il cartaio (2004)
- Ti piace Hitchcock? (2005)
- Masters of Horror (2 episodios, 2005-2006)
- La terza madre (2007)
- Giallo (2009)
Como Roteirista
- Scusi, lei è favorevole o contrario? (1966)
- Qualcuno ha tradito (1967)
- Oggi a me... domani a te! (1968)
- Comandamenti per un gangster (1968)
- Commandos (1968)
- La rivoluzione sessuale (1968)
- C'era una volta il West (1968)
- Cimitero senza croci (1968)
- Metti, una sera a cena (1969)
- Probabilità zero (1969)
- La legione dei dannati (1969)
- Un esercito di cinque uomini (1969)
- La stagione dei sensi (1998)
- L'uccello dalle piume di cristallo (1970)
- Il gatto a nove code (1971)
- Quattro mosche di velluto grigio (1971)
- Così sia (1972)
- La porta sul buio (2 episódios, 1973)
- Le cinque giornate (1973)
- Profondo rosso (1975)
- Suspiria (1977)
- Zombi (1978)
- Inferno (1980)
- Tenebre (1982)
- Phenomena (1985)
- Demoni (1985)
- Demoni 2 - L'incubo ritorna (1986)
- Opera (1987)
- La chiesa (1989)
- Due occhi diabolici (1990) (episódio: The Black Cat)
- La setta (1991)
- Trauma (1993)
- La sindrome di Stendhal (1996)
- M.D.C. - Maschera di cera (1997)
- Il fantasma dell'opera (1998)
- Non ho sonno (2001)
- Il cartaio (2004)
- Ti piace Hitchcock? (2005)
- La terza madre (2007)
- Giallo (2009)
Como Ator
- Scusi, lei è favorevole o contrario? (1966)
- L'uccello dalle piume di cristallo (1970) (sem créditos)
- Profondo rosso (1975) (sem créditos)
- Suspiria (1977) (só voz, sem créditos)
- Inferno (1980) (só voz, sem créditos)
- Tenebre (1982) (só voz, sem créditos)
- Phenomena (1985) (só voz, sem créditos)
- Opera (1987) (só voz, sem créditos)
- Amore all'ultimo morso (1992)
- Il cielo è sempre più blu (1995)
- Dante's inferno documented (2010)
- Tutti pazzi per amore (2010)
0 comentários: