O mundo bizarro de Junji Ito

Junji Ito nasceu no distrito de Gifu, em Chubu, no Japão, em 1963. Desde criança teve interesse em desenhar, por causa de sua irmã e do autor Kazuo Umezu. Trabalhou como técnico dentário, mas sem nunca parar de criar histórias de terror, chegando a ganhar o prêmio Umezu (De Kazuo Umezu) por isso.

É considerado o H.P. Lovecraft dos mangás, pois suas obras apresentam tramas diferenciadas, ligadas ao psicológico e a seres longe da compreensão humana. Os personagens passam por situações perturbadoras, sendo levados a um extremo de tensão, e o mesmo ocorre com seus leitores. O próprio Ito já disse ter se inspirado em Lovecraft para fazer suas obras, juntamente com outros autores.

Suas obras mais famosas são Tomie, Uzumaki, Gyo e The Enigma of Amigara Fault (Recentemente considerado o mangá mais assustador de todos os tempos pela revista Mundo Estranho, edição de Maio, 2012). Infelizmente eu não li Tomie ainda, obra que consagrou o autor, mas as três que falarei aqui são muito famosas também, inclusive Uzumaki, que levou o nome de Ito ao mundo.

Uzumaki: obra-prima do terror japonês

Obra-prima dos quadrinhos de terror, Uzumaki conta a história de uma cidade assombrada - não por um fantasma ou demônio, mas por um padrão geométrico que domina a mente de seus habitantes. 

Em Kurouzu-Cho, uma pequena cidade costeira do Japão, tudo parecia normal até alguns de seus habitantes começarem a ter comportamentos muito estranhos, ligados à obsessão pela forma espiral. Kirie Goshima vê o pai de seu namorado hipnotizado por uma casca de caracol. 

A cidade inteira parece contaminada por espirais. Pessoas obcecadas colecionam objetos com essa forma e chegam a contorcer o próprio corpo, até atingir um terrível fim. A fumaça do crematório forma espirais, pessoas enlouquecem e por fim a cidade vive um grande cataclisma, cujas conseqüências revelam a maldição da espiral.

A arte de Junji Ito é refinada e transmite todo o clima de angústia da história. Considerado o mestre dos quadrinhos de terror no Japão, seus maiores sucessos são Tomie - sobre uma garota maldita que desperta paixões insanas e assassinas em suas vítimas - e Uzumaki, que chega agora ao Brasil.

Nascido em Gifu, em 1963, ele se tornou fã dos quadrinhos de Kazuo Umezu, considerado até hoje o maior expoente japonês do gênero. Muito influenciado por seu trabalho, Junji Ito começou a desenhar como hobby (ele era dentista). Com o imenso sucesso de sua empreitada, abandonou a carreira de dentista e passou a desenhar em tempo integral. A adaptação de Uzumaki para o cinema é considerada a melhor versão cinematográfica de uma obra do autor. Além de Uzumaki, outras 13 obras de Junji Ito foram adaptadas para o cinema no Japão.

Uzumaki, série em três volumes mensais, tem 200 páginas em média, formato 13,4 x 20,2 cm e custa R$ 12,00. Os dois primeiros volumes já estão disponíveis nas bancas e no site da Loja Conrad. O filme baseado no manga foi lançado em 2000.

0 comentários:

Postar um comentário