The Jitters (O Vampiro de Chinatown - 1989)


No folclore chinês há um mito que foi explorado muitas vezes pelo cinema daquele país, os Jiang, que nada mais são que a versão chinesa dos vampiros. Quando uma pessoa é morta por motivos injustos ou violentos, ela volta a “vida” como um Jiang. Devido ao rigor mortis, os Jiang só podem se locomover pulando.


O Vampiro de Chinatown (The Jitters), produção americana de 1989, utilizou o mito do Jiang num contexto de horror com toques cômicos. O filme conta a história de um comerciante de Chinatown que é morto por uma gangue,  e volta a vida como vampiro, buscando vingança. O dono da loja vizinha que mexe com magia, controla o Jiang e outros como ele, o que os transforma em alvos da gangue, assim como a sobrinha do falecido e seu namorado. Produção de baixo orçamento e feita com poucos recursos, Jitters lembra os clássicos oitentistas da produtora Troma: tem personagens caricatos, humor negro, efeitos práticos gosmentos e clima de história em quadrinhos. É diversão garantida. A trilha com um tema bem oitentista é bem memorável.

Quanto ao elenco, o destaque vai para James Hong que interpreta o “feiticeiro” chinês, que na juventude foi hippie (é sério!). Hong está claramente se divertindo no personagem. Ele é responsável por momentos cômicos impagáveis, e a sua risada já é por si só hilária.


O diretor John Fasano dirigiu além desse, duas trankêiras antológicas dos anos 80: Rock 'n Roll Nightmare e Black Roses. Os dois filmes envolvem rock e seres sobrenaturais e o primeiro é provavelmente um dos filmes mais toscos de todos os tempos. Vale a pena conferir, pois as risadas serão garantidas .

0 comentários:

Postar um comentário