The Vampire Journals - 1997


Em 1997, Ted Nicolau lançou The Vampire Journals o suposto spin-off da série Subspecies. Mas o que era pra ser uma suposta história derivada, não tem nenhuma referência á saga de Radu. Na verdade Nicolau optou por fazer o caminho inverso, aqui apresentando personagens que seriam utilizados em Subspecies IV como os vampiros Ash e Dimitri... dessa forma criando um filme aparentemente independente, e que nem sequer se sustenta bem dentro dessa proposta.

Zachary (David Gunn) é um vampiro que caça vampiros. O filme mostra sua perseguição ao poderoso vampiro Ash (Jonathon Morris) e seu fascínio por Sofia (Kirsten Cerre), uma jovem pianista que também chama a atenção do vilão .

The Vampire Journals é uma tentativa frustrada de Nicolau de fazer seu próprio Entrevista com o Vampiro, com influência não só do filme, mas do universo literário das Crônicas Vampirescas de Anne Rice. Além dos vampiros serem todos aristocratas, eles se vestem de forma gótica e são excessivamente sérios. E a narração em off do protagonista é bastante dramática e cheia de elucubrações existencialistas, lembrando a narração do vampiro Louis no filme de Neil Joudan.

O problema é que a cara de telefilme de segunda e o elenco sem talento, só fazem tudo pareçer uma piada involuntária e ainda por cima sem muita graça … David Gunn além de ser um ator inexpressivo, não tem carisma nenhum, assim fazendo de Zachary, um protagonista totalmente desinteressante, com o qual não nos identificamos e nem nos importamos. Jonathon Morris é a canastrice em pessoa na pele de Ash. Sua cara de vampiro depressivo, e a voz meia susurrada que criou pro personagem, só o tornam involuntariamente engraçado, jogando por água abaixo a tentativa de criar um vilão memorável.

O grande problema de The Vampire Journals é se levar a sério. Se o filme tivesse assumido o tom caricato e over da franquia Subspecies, ele funcionaria bem melhor e poderia ter resultado num filme divertido. Mas ao querer fazer um terror gótico sério e artístico, o diretor transformou seu filme numa perda de tempo, dada as suas limitações enquanto cineasta …

Caso você seja fã da franquia Subspecies, talvez tenha a curiosidade de assistir esse filme, mas fora essa curiosidade, não há nenhum outro bom motivo pra assistí-lo …

0 comentários:

Postar um comentário