Hans Rudolf Giger - (1940 - 2014)


Hans Rudolf Giger (Chur, 5 de fevereiro de 1940 — Zurique, 12 de maio de 2014) foi um artista plástico suíço com obras no campo da pintura, escultura, design de comunicação e de interiores e cinema. Ligado a corrente do surrealismo e da arte fantástica, H.R. Giger (como é conhecido no mundo da Arte) cedo se destacou pela sua técnica extrema na utilização do aerógrafo em detrimento do pincel, e, pela sua temática trabalhada nos limites de horror e do erotismo.

Com a utilização da aerografia - técnica muito utilizada pelos pintores hiper-realistas norte-americanos -, conduziu a arte do fantástico para um patamar técnico superior, criando cenários e ambientes ultra-realistas incomuns, quase palpáveis. Destas obras destacam-se obras-primas como Birthmachine, de 1967 e The Spell I, de 1973, entre outras.

Sempre inovador, viria posteriormente a desenvolver inúmeras obras em 3D e mesmo novos processos plásticos, como a utilização de fotocopiadoras xerox como método de obter novos grafismos.

Giger foi autor de um dos mais conhecidos cenários e monstros da história do cinema, o Alien, cujo primeiro filme, da saga - no qual trabalhou -, lhe proporcionou um Oscar para Melhores Efeitos Especiais. É um dos autores mais copiados e plagiados da Arte Contemporânea.

Em 12 de maio de 2014, Giger morreu em um hospital em Zurique por intermédio de ferimentos sofridos em uma queda. Em um obituário do New York Times, Timothy Leary, um amigo de Giger, foi citado como tendo elogiado o artista, dizendo: "o trabalho de Giger nos perturba, nos assusta, por causa do seu enorme espaço de tempo evolutivo. Ele nos mostra, muito claramente, de onde viemos e para onde vamos".

Filmes

 

Trabalhos para músicos

Decoração

Games

0 comentários:

Postar um comentário