Cannibal Holocaust é um dos filmes mais polêmicos produzidos em 1979. O detalhe deste filme em particular, bastante chocante são as cenas filmadas onde os atores estão matando alguns animais de verdade na justificativa de que estes seriam servidos posteriormente como alimentos. Boa parte do Filme registra exatamente isso e na sequencia resgata de forma cinematográfica costumes indígenas nunca antes mostrados em Filme algum desta natureza. O mesmo horror causado pelo Homem Civilizado ao indígena e provado por estes em um segundo momento do Filme quando os opressores se tornam vitimas do mundo selvagem, um detalhe curioso e que de fato o Diretor desta obra se propôs em fazer um filme de Canibalismo e Atrocidades, ele conseguiu de fato muito mais do que isso, pois inovou o Cinema com a pioneira ideia de mostrar na Pelicula com os atores com Cameras Filmando também e registrando tudo que viam pela frente, desde cenas picantes de Erotismo até mesmo idiotices comuns que as pessoas fazem em frente de uma Camera de vídeo. Atualmente Filmes como A Bruxa de Blair e Rec entre outros não aqui citados seguiram esta influencia ainda que sem citar essa referencia ao pioneiro Ruggero Deodato, pois o bom filme de terror precisa passar exatamente esta idéia de que tudo é verdadeiro no Filme e que o horror é real.
Em Cannibal Holocaust um Professor e Antropologo está com alguns auxiliares em uma expedição de resgate de um grupo de jovens que sumiram nas matas selvagens da América do Sul, a medida que adentram na mata vão se deparando com vestígios de coisas terríveis que acontecerem com a passagens dos jovens desaparecidos. No desfecho desta expedição vão encontrando evidências de que ninguém sobreviveu ao cruel destino reservado aos profanadores do Paraiso intocado por Homens civilizados. Ao encontrarem as ossadas e a Camera contendo as películas Filmadas dos mesmos foi possível compreender a dimensão das atrocidades cometidas na desastrosa aventura dos jovens que sem nenhum prévio conhecimento sobre Ciências Naturais , adentraram em uma Mata Selvagen apenas com o intuito de se divertirem com o exótico e o pictoresco da America do Sul. As Cenas de Canibalismo e Antropofagia desta obra muito bem Filmada encontrou a perfeição na abordagem do mestre Italiano que também usou atores Italianos maquiados e indigenas de verdade de tribos além de cenários realistas para dar aquele caráter assombroso a obra por se tratar de uma película de terror .
Canibal Holocausto foi proibido nos E.U.A e até no Brasil e não foi por menos pois o filme é realmente indigesto para quem não come muita carne como Eu, tem cenas chocantes empalações Humanas e trucidações de animais de verdade como Tartarugas, Macacos, Porco do Mato etc! Não pensem os senhores que esse filme passou desapercebido de autoridades e das leis, ao contrário, o Diretor Roggero Deodato foi processado e condenado a quatro anos de cadeia além das despesas judiciais altíssimas com uma serie infinita de parafernálhas de recursos dos quais os advogados tiveram que recorrer para defendê-lo, a fama de má reputação do Diretor se espalhou pela Itália e pelo Mundo e ele ficou sem Trabalho por um longo período. Jornalistas da imprensa não deram tréguas ao Diretor que foi infernizado com telefonemas incansáveis no intuito de intimá-lo a dar esclarecimentos de sua obra horripilante de horror. Quando pesquisei sobre este filme encontrei um relato curioso do próprio diretor que achei proveitoso para expôr neste artigo, confiram: "Eu Mesmo assisti o filme na casa do grande amigo Sergio Leone e ele me disse com suas palavras, querido Roggero que filmão! A segunda parte dele é uma obra prima do realismo Cinematográfico , mas tudo parece tão real que eu acho que esse filme vai de fato lhe trazer alguns problemas por todo o mundo..." Dito e feito !!! Ruggero Deodato estreiou seu Filme na Colômbia, país onde foi rodado a maior parte das Filmagens. Em Bogotá a agitação foi total , a fama do Filme e do Diretor se espalhou rapidamente e logo toda a Europa só comentava sobre o agressivo Filme de Canibalismo.
É estranho , parece ate que aqueles jornalistas e os críticos em geral nunca leram ou estudaram absolutamente nada de Hans Staden ou Jean de Brie ou de outros viajantes Europeus que adentravam nas Américas e se deparavam com tribos de Canibais Ferozes como e o caso dos Tupinambás, no Brasil por exemplo, muito bem documentado em qualquer livro mediano de História! Mas o polêmico Filme entrou para a História do Cinema definitivamente , indigesto ou não, Cannibal Holocaust é um filme para se ver com reservas e prudência, tem limite de censura em idade, mas é uma obra de Arte peculiar, agressiva e critica ao mesmo tempo, pois se formos levar em conta, a Maldita imprensa usa e abusa de imagens e reportagens de Violência e Atrocidades todos os dias mostrando coisas terríveis e desumanas de extremo potencial ofensivo, com muito sangue e covardias sem limites e nunca ninguém entrou com processos judiciais contra estes sorrateiros velhacos que construíram fortunas e Impérios com o lucro gerado das desgraças da Humanidade, expostas em horário nobre em megas redes de televisão e imprensa. Antes de finalizar este artigo destaco que a trilha sonora desta obra e tao fascinante quanto as imagens apresentadas e digno de nota e de apreciação as musicas compostas exclusivamente para a película aos encargos do compositor Riz Ortolani. Pois então, chega de ficar somente no Facebook e vamos la aproveitar nosso precioso tempo para assistir esse Filmaço de Horror do maestro Ruggero Deodato.
0 comentários: