Tomas
Vincent Savini, ou Tom Savini como é conhecido mundialmente, nasceu no
dia 03 de novembro de 1946 em Pittsburgh, Pensilvania. Ator, diretor e
artista de efeitos especiais e maquiagem, Tom Savini tem uma larga
história no gênero horror e desde tenra idade sempre foi encantado por
monstros e criaturas sangrentas e asquerosas. A vontade e a curiosidade
na criação de efeitos especiais fez com que passasse horas dentro do
banheiro testando maquiagens e fazendo "coisas horríveis" com sua face
enquanto as outras crianças brincavam de coisas normais na rua. Apesar
desse comportamento "estranho" tinha todo o apoio da mãe e dos irmãos
mais velhos - o pai não botava muita fé na vocação do filho.
Savini cresceu e foi na escola que conheceu George A. Romero - principal precursor de sua carreira - quando este procurava atores para um filme chamado "Whine of the Fawn". Tom chegou a fazer teste de cena no estúdio da produtora de Romero, mas o filme nunca foi realizado.
Alguns anos depois em 1968, Savini ficou sabendo que Romero estava produzindo um filme de zumbis que futuramente ganharia o título de A NOITE DOS MORTOS VIVOS. Então ele procurou o diretor com seu portifólio se oferecendo para fazer os efeitos especiais e Romero teria utilizado os trabalhos dele não fosse pelo fato de que Tom havia se alistado no exército e foi convocado para a guerra no Vietnã como fotógrafo de combate, ficando por lá cerca de dois anos. Mas mesmo longe das lentes das câmeras Savini continuava a desenvolver suas técnicas de maquiagem e freqüentemente assustava os vietnamitas aparecendo maquiado como um "monstro".
Ainda durante a guerra, em 1970 enquanto fazia guarda, um sinalizador foi lançado na floresta na área em que ele estava vigiando. Contra os protocolos militares, Savini atirou na mata sem informar aos seus superiores. Como ele, outros soldados começaram a atirar até que um inofensivo pato saiu dos arbustos. Devido sua incapacidade em seguir ordens, Tom foi retirado da guarda daquele local por toda aquela noite, porém mais tarde o lugar foi atacado e muitos soldados foram mortos. Savini ganhou o apelido de "Duck Slayer" e daquele dia em diante nunca mais comeu carne de pato.
De volta aos Estados Unidos, Tom Savini começa a trabalhar nos filmes com uma filosofia que seguiu sua vida profissional: "Quanto mais você faz, mais você tem a fazer" e assim esteou elaborando os efeitos e maquiagem das produções Deathdream, do diretor Bob Clark - futuro comandante de Black Christmas e PORKY'S - e Deranged, baseado na história de Ed Gein (ambos de 1974).
Durante os próximos anos, Tom alternaria os trabalhos de fotógrafo free-lance de dia e ator/maquiador em um teatro regional à noite, na Carolina do Norte, além de praticar técnicas como dublê. Até que em 1977 foi fazer uma audição para o próximo filme de George Romero, MARTIN, mais especificamente para o papel do vampiro. Já haviam escolhido o elenco, contudo Savini ficou e fez os efeitos, um tanto rudimentares por causa do orçamento.
No ano seguinte enquanto ele fazia um papel na Carolina do Norte, o maquiador multi-uso recebia um estranho telegrama de George Romero: "Ele dizia que estava 'começando a pensar em algumas maneiras de matar pessoas'", disse Tom em entrevista. Essa comunicação iniciava um meticuloso processo de criação que renderia DESPERTAR DOS MORTOS, onde Savini além de trabalhar nos efeitos, também foi ator e dublê. Sobre a experiência, uma frase do próprio profissional não poderia ser mais esclarecedora: "A vida real era muito chata se comparada com estar no set de Dawn of the Dead".
Os efeitos viscerais e principalmente as características mordidas dos zumbis que arrancam nacos de suas presas foi muito copiado nas produções posteriores e mesmo hoje poucos filmes conseguem causar este misto de repulsa e admiração. DESPERTAR DOS MORTOS foi a pedra definitiva que alçou a reputação de Savini, e sua presença ficou cada vez mais requisitada. A parceria Savini/Romero permaneceu em CREEPSHOW (1982), DIA DOS MORTOS (1985), COMANDO ASSASSINO (1988) e DOIS OLHOS SATÂNICOS (1990) além de um papel de mais destaque em CAVALEIROS DE AÇO (1981).
Tão importantes e realistas quanto, os efeitos criados por Tom Savini foram definitivos para o sucesso de seus próximos dois filmes, SEXTA FEIRA 13 e MANIAC, ambos de 1980. O capricho e a dedicação de seu trabalho foram diferenciais também em CHAMAS DA MORTE (1981), QUEM MATOU ROSEMARY? (1981), O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA 2 (1986), entre diversos outros, até se aposentar no ramo técnico em 2002 com a dispensável “biografia” TED BUNDY.
FILMOGRAFIA
COMO ATOR
1977 Martin Arthur First film with George A. Romero
1978 Dawn of the Dead Blades Second film with George A. Romero
1980 Maniac Disco boy
Friday the 13th Man The Knife Killer (uncredited) First film with Sean S. Cunningham
1981 Effects Nicky
Knightriders Morgan Third film with George A. Romero
1982 Creepshow Garbage Man #2 Fourth film with George A. Romero, Cameo
1984 The Boy Who Loved Trolls Motorcyclist
1985 The Ripper Jack the Ripper
1986 Twisted Sister: Come Out and Play Teacher Cameo
Maximum Overdrive Loman Face Stealer (uncredited)(scenes deleted) First film with Stephen King
1990 Two Evil Eyes The Monomaniac (Uncredited) Fifth film with George A. Romero
1992 Innocent Blood News Photographer
1994 Heartstopper Lt. Ron Vargo
1995 The Demolitionist Roland
1996 Mr. Stitch Chemical Weapons Engineer Television movie
From Dusk till Dawn Sex Machine
2000 Sheena Peter Reynolds episode – Lost Boy
2001 The Monster Man Uncle Joe
Web of Darkness Rouge
Children of the Living Dead Deputy Hughs
The Simpsons Himself episode – Worst Episode Ever
2002 Eyes Are Upon You Eddie Rao
Ted Bundy Salt Lake City Detective
2003 Blood Bath Stranger
Zombiegeddon Jesus Christ New York City Horror Film Festival Lifetime Achievement Award
2004 Vicious Kane
Dawn of the Dead The County Sheriff Remake of the 1978 film Dawn of the Dead
Death 4 Told Man Cameo
Unearthed Victor Tonelli
2005 Forest of the Damned Stephen
Land of the Dead Machete Zombie Sixth film with George A. Romero
2006 A Dream of Colour in Black and White Caddy
Beyond the Wall of Sleep Sheriff
The Absence of Light The Higher Power
2007 Grindhouse Deputy Tolo Segment – Planet Terror
Loaded Dice The Bishop
2008 Silent Vengeance Daniel Phillips
It's My Party and I'll Die If I Want To Uncle Tom
Lost Boys: The Tribe David Van Etten Sequel to the 1987 film – The Lost Boys
2009 Zack and Miri Make a Porno Jenkins
Sea of Dust Prester John
2009 Eldorado
2010 The Dead Matter Sebed
Machete Osiris Amanpour
Horrorween Killer
The 4th Reich Standartenfuhrer Oskar Dirlewanger
Aqua Teen Hunger Force Cop episode – One Hundred
COMO MAQUIADOR E TÉCNICO EM FX
1974 Deathdream
Deranged
1977 Martin
1978 Dawn of the Dead Nominated: Saturn Award for Best Make-Up Effects
1980 Friday the 13th
Effects
Maniac
1981 Eyes of a Stranger
The Burning
The Prowler
Knightriders
1982 Xiao sheng pa pa
Creepshow
Alone in the Dark
Midnight
1984 Friday the 13th: The Final Chapter
Maria's Lovers
1985 Day of the Dead Saturn Award for Best Make-Up Effects
1986 Twisted Sister: Come out and Play
The Texas Chainsaw Massacre 2
1987 Creepshow 2
1988 Tales From the Darkside episode – Family Reunion
Monkey Shines
1990 Two Evil Eyes
1991 Heartstopper
Bloodsucking Pharaohs in Pittsburgh
1993 Killing Zoe
Trauma
H.P. Lovecraft's: Necronomicon
1994 Backstreet Justice
1997 Cutting Moments
1999 Cold Hearts
2001 Web of Darkness
2002 Ted Bundy
2012 Friday the 13th: Part 2 Announced
COMO DIRETOR
Year Film Notes
1984–1988 Tales from the Darkside TV, 3 episodes
1990 Night of the Living Dead Remake of the 1968 film
2004 Chill Factor: House Call
2010 Death Island
BIBLIOGRAFIA
* Grande Illusions: A Learn-By-Example Guide to the Art and Technique of Special Make-Up Effects from the Films of Tom Savini
* Grande Illusions II
* Bizarro! (A reissue of Grande Illusions, arbitrarily re-titled by its publisher)
* Grande Illusions II
* Bizarro! (A reissue of Grande Illusions, arbitrarily re-titled by its publisher)
0 comentários: