Sir Christopher Frank Carandini Lee (1922 - 0000)

 
Sir Christopher Frank Carandini Lee, é um mitológico ator inglês que também atua como cantor. Inicialmente retratando vilões tornou-se mais conhecido por seu papel como o Conde Drácula em uma série de filmes de terror populares da empresa Hammer. Outros papéis notáveis de Christopher Lee incluem Francisco Scaramanga no filme de James Bond, “The Man with the Golden Gun” (1974), o mago negro Saruman na trilogia “The Lord of the Rings” (2001-2003), e como o Conde Dooku nos dois últimos filmes (prequel) da trilogia “Star Wars” (2002, 2005). Também participou de cinco filmes do diretor Tim Burton, o mais recentemente foi em Dark Shadows (2012).
 
Apesar de ser eternamente ligado ao papel do vampiresco bebedor de sangue Lee considera os papéis mais importantes de sua carreira os trabalhos nos filmes “Jinnah” (1998), e “The Wicker Man” (1973), que ele também considera ser seu melhor filme. Ele tem realizado papéis diferenciados em 275 filmes desde 1946. Já foi condecorado em 2009 por seus serviços à favor do drama e por serviços de caridade e recebeu o BAFTA Fellowship em 2011.
 
Sempre apontado como um ator preferencial por sua voz profunda e forte, mais recentemente também começou a utilizar sua habilidade para cantar, registrando óperas e várias outras peças musicais (entre 1986 e 1998) e lançou o álbum metal sinfônico “Charlemagne: By the Sword and the Cross” (2010) depois de ter trabalhado com bandas de metal por várias vezes desde 2005. Lee também foi homenageado com o prêmio "Spirit of Metal", da Metal Hammer Golden God: Awards Ceremony, em 2010.
 
Antes da fama

Christopher Frank Carandini Lee nasceu na Belgravia, Westminster, em Londres. Filho do Tenente-Coronel Geoffrey Trollope Lee e de sua esposa, Contessa Estelle. A mãe de Lee era dona de uma famosa beleza eduardiana e foi pintada por Sir John Lavery, bem como por Oswald Birley e Snell Olive, e esculpida por Clara F. Sheridan. O bisavô materno de Lee era um refugiado político italiano e sua esposa Maria Carandini, bisavó de Lee, foi uma cantora de ópera.
 
Seus pais se separaram quando ele era muito jovem, e sua mãe o levou, junto com sua irmã, para a Suíça. Depois de se matricular na Miss Fisher's Academy, em Wengen, ele interpretou seu primeiro papel de vilão como o duende Rumpelstiltskin. Sua família então voltou para Londres, onde Lee freqüentou a Wagner's Private School. Sua mãe, então se casa com Harcourt "Ingle" Rose, um banqueiro e meio-primo de Ian Fleming, autor dos romances de James Bond enquanto Lee passou algum tempo na Summer Fields School, uma escola preparatória em Oxford.
 
Serviços na II Guerra Mundial
 
Quando atingiu sua maioridade, Lee se ofereceu para lutar pelas forças finlandesas durante a Guerra de Inverno em 1939. Ele e outros voluntários britânicos foram mantidos longe da luta real, mas ele foi emitido roupas de inverno e foi publicado em guarda dever a uma distância segura das linhas de frente. Ele passou a servir na Royal Air Force e atuando nos serviços de inteligência durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive atuando como Oficial da Inteligência do Long Range Desert Group no Norte da África. Ele também treinou na África do Sul para se tornar piloto, mas alguns problemas de visão obrigaram-no a desistir.
 
Além de servir como um oficial exemplar, Christopher Lee também tem um cunho político/social. É ligado ao PETA, entidade que luta pelos direitos dos animais e também é simpatizante do Partido Conservador Britânico.
 
Atualidade

Em 2011, acompanhado por sua esposa, foi homenageado com um tributo pela University College of Dublin no 164° aniversário do nascimento de Bram Stoker,  e descreveu sua participação como "algo tão especial como o Oscar". Ele foi premiado com o “Bram Stoker Gold Medal” pela Trinity College Philosophical Society, a qual o próprio Bram Stoker era presidente, e recebeu uma cópia da obra de M.R. James, “Ghost Stories”. O governo da França também o fez um Comendador da Ordem das Artes e Letras em 2011.
 
Os Carandinis, ancestrais maternos de Lee, lhes deram o direito de usar o brasão de armas do Sacro Império Romano pelo imperador Frederico Barbarossa. O Cinemareview cita: "O cardeal Consalvi foi secretário papal de Estado no tempo de Napoleão e foi enterrado no Panteão, em Roma ao lado do pintor Rafael. Sua pintura, por Lawrence, paira no Castelo de Windsor.".
 
Novamente no mundo do heavy metal Lee fez uma participação como cantor e narrador da banda italiana Rhapsody of Fire no álbum "Symphony of Enchanted Lands II - The Dark Secret" e "The Frozen Tears of Angels". Cristopher Lee participaria apenas como narrador de algumas passagens do álbum, porém a banda decidiu que ele também poderia participar de uma música junto com eles. O que ocorreu na música "The Magic of the Wizard Dreams".

Lee participou também na regravação do álbum "Battle Hymns" da banda de heavy metal Manowar e em 2012 lançou seu segundo álbum de Heavy Metal, com 90 anos de idade.
 
É casado com a ex-modelo dinamarquesa Birgit "Gitte" Lee desde 1961. Eles têm uma filha chamada Christina Erika Carandini Lee, que se casou com Juan Francisco Aneiros Rodriguez em julho de 2001. Lee também é tio da atriz britânica Dame Harriet Walter.
 
Ao contrário da crença popular, Lee não tem uma vasta biblioteca de livros de ocultismo. Ao dar um discurso na University College of Dublin, em 8 de novembro de 2011, ele disse: "Alguém escreveu que eu tenho 20 mil livros. Se isso fosse verdade eu teria que me banhar neles. Eu tenho talvez uns quatro ou cinco.!".

FILMOGRAFIA

0 comentários:

Postar um comentário