
A matéria deste post me foi enviada pelo amigos e colaboradores Renato Gimenez (Sinfonia de Cães) e Renato Rossati (Boca do Inferno)
e que, assim como eu, ficaram impressionados com a criatividade deste
fotógrafo com cara de nerd. Originário do Kansas (EUA), Joshua Hoffine
retrata receios e pesadelos de infância por meio de sinistras, porém,
belas fotografias. Ele garante que seu trabalho não é resultado de
montagens (utiliza apenas programas de edição de imagens para enfatizar
detalhes, como a cor e o contraste) e cada fotografia é realizada com
atores e decoração realista. Talvez antecipando exclamações de horror
pela forma como consegue estas fotos, Joshua Hoffine esclarece no seu
site que os "atores" são membros da própria família e que alinham nesta
encenação do medo por "simples diversão".
"Temos cenários, figurinos, guarda-roupa, atores, maquiagem, máquinas de nevoeiro" diz Hoffine, que prepara cada fotografia como um pequeno filme de terror e não usa Photoshop para fazer montagens, mas apenas para pequenos ajustamentos de cor e luminosidade nas versões impressas.
Quanto às suas opções estéticas, acredita que "as histórias de terror têm a ver com a iminência e aleatoriedade da morte. A experiência do horror reside no confronto com as incertezas da nossa existência. O horror diz-nos que a nossa crença na segurança é ilusório e que os monstros estão à nossa volta".
Na base do seu trabalho, contudo, está o amor pelos velhos cartoons da Disney, a combinação entre o hiper-realismo dessas animações e os valores de produção dos grandes filmes de Hollywood. "Faço as minhas fotografias bonitas para que as pessoas demorem mais tempo a olhar para elas", diz.
Em sua primeira série de trabalhos autorais, "After dark, my sweet", Hoffine usa o horror como um conto de fadas moderno, explora o medo infantil como forma de arte. O resultado é um misto de beleza e perturbação, em imagens de temas universais como o "monstro embaixo da cama" ou locais, como a dona de casa americana da década de 50 sendo atacada por monstros subterrâneos.
No site oficial do fotógrafo seguem algumas imagens que, de uma forma ou de outra farão alguns "marmajos" dormirem com a luz acesa esta noite...HEHEHEHEHEHE!!!
0 comentários: