Noroi: The Curse

"Noroi: The Curse" é uma refrescante mistura de J-horror e "found footage" que premia os  telespectadores com uma assustadora historia de possessões que até poderiam ser reais se não fossem tão exageradas.

O filme foi inteiramente rodado com uma câmera VHS que dá ao filme um estilo de filme caseiro tão em pauta em filmes como "The Blair Witch Project" e "REC", contribuindo para criar uma atmosfera de filmes de baixo orçamento se utilizando do estilo "handcan" deixando a atmosfera do filme mais crua e perturbadora.  Se utilizando da mesma propaganda dos exploitation movies o filme abre com o narrador dizendo: "
Este vídeo/documentário é considerado muito perturbador para exibição pública" e a sinopse é a seguinte:

Masafumi Kobayashi é um jornalista de TV que vem narrando fenômenos sobrenaturais desde 1995. Começou investigando um misterioso caso de vozes desencarnadas em torno de uma mulher chamada Junko Ishii (Maria Takagi) e seu filho, mas ele logo se envolve em uma série de casos que são aparentemente alheios. Um deles é de uma jovem garota chamada Kana Yano (Rio Kanno), que tem incríveis poderes psíquicos e tambem encontra  a celebridade Marika Matsumoto, que diz ver fantasmas por toda parte, seres que a atormentam onde quer que vá. A princípio, a estória de cada um deles parece não ter conexão, mas logo fica claro que estão ligados por uma maldição de 200 anos. Kobayashi resolveu então se inteirar nos fatos paranormais em todo Japão e acabou chegando à coincidências entre esses fatos que levam ao provável retorno do demônio Kagutaba à Terra.

O filme é cheio de de personagens estranhos como o cara que colecionava pombos ou o médium esquizofrênico que se protegia do sobrenatural se cobrindo com papel alumínio, mas destaco a trama do sumiço dos cães como uma das mais perturbadoras (e estranhas!). Em "Noroi" os efeitos especiais são poucos e de certa forma fracos, mas algumas cenas chegam a chocar os desavisados como a cena da menina Kana "devorando" fetos no meio da floresta ou da interferência causada pelos vermes ectoplasmáticos na  câmera do protagonista. A cena final é arrebatadora e marca o filme com um dos "pontos altos" do horror psicológico oriental.

Infelizmente esse filme não foi muito bem divulgado, e mesmo participando de diversos festivais do cinema de horror pelo mundo poucas pessoas assistiram "Noroi" aqui no Brasil. Filmado nos moldes de um "shockumentary" (uma espécie de documentário sensacionalista) e produzido por Takashige Ichinose (responsável por clássicos como "Ringu" e "Ju-On") é uma grata surpresa para os fãs de terror oriental. Não espere fantasmas com cabelo escorrido no rosto ou seres rastejantes que andam pelo teto ou paredes. "Noroi" é bem mais que isso e pode te surpeender.
 
Noroi: The Curse (A Maldição)
Diretor: Koji Shiraishi

Produtor:  Takashige Ichinose
Lançado em: Agosto de 2005
Duração: 115 min.
Elenco: Masafumi Kobayashi, Marika Matsumoto, Maria Takagi, Dankan, Hiroshi Aramata, Rio Kanno.

0 comentários:

Postar um comentário